A Carta Roubada
Edgar Allan Poe
Editora: Editorial Presença
Coleção: A Biblioteca de Babel
Nº na Coleção: 8
Data 1ª Edição: 03/06/2008
Nº de Páginas: 140
LIVRO
As neuroses e a pobreza de Poe foram grandes desgraças, sem dúvida alguma, mas a vida reservou-lhe uma felicidade sem fim: a invenção e a realização de uma obra esplêndida. Poderia acrescentar-se que a desgraça foi o instrumento necessário dessa obra.
Há cerca de setenta anos, sentado no último degrau de uma escada que já não existe, li “The pit and the pendulum”; já me esqueci das vezes que, depois, o li, reli ou pedi que mo lessem; sei que ainda não cheguei à última vez e que voltarei ainda à prisão quadrangular que se vai comprimindo e ao abismo sem fundo.
Jorge Luis Borges
AUTOR
Edgar Allan Poe (1809 — 1849) foi um conhecido escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor americano. Poe é considerado por muitos como o pai do policial. Algumas das suas obras, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais. Há críticos que defendem que os seus escritos marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.