João Morgado
Romance – 2012
Edição ‘Kreamus’
ISBN: 978-989-96658-2-8
LIVRO
«Diário dos Imperfeitos» é uma viagem à intimidade das pessoas. Vítima de um acidente, a “Gaivota” é uma mulher que precisa de redescobrir todas as emoções sequestradas dentro de si. Ao mesmo tempo, reaprende a conhecer o seu corpo – uma aventura refreada pela moral, pela sombra do pecado, e pelo medo que pode levar à própria insanidade. Uma luta interior entre o bem e o mal, que leva a uma inevitável conclusão: todas as pessoas são imperfeitas!
Como irá reagir de novo à sua realidade? Voltará a ser quem era? E os que estão a seu lado, como vão sobreviver a esta viagem? Uma escrita intimista, que procura descortinar os sentidos e as emoções dos diferentes personagens. Do prazer mais carnal ao amor puro, passando pela falsa moral da sociedade e da religião. Pelo meio, a filosofia simples de duas personagens inusitadas – a mulher que lê pensamentos e um pintor de sóis na parede. São eles que levam o narrador a perceber os sentimentos da “Gaivota” e nos ajudam a reflectir sobre temas tão controversos como o amor, o desejo, o sentimento de culpa ou o próprio nojo.
SOBRE O PRÉMIO “Diário dos Imperfeitos” foi escolhido entre 71 obras a concurso por um júri constituído por representantes do município, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literário. Natural da Covilhã, João Morgado é professor do Instituto Politécnico de Setúbal e trabalha atualmente como consultor e formador na área da Comunicação. Foi colaborador dos jornais “Público”, O INTERIOR e do semanário “Sol”. O seu primeiro romance “Diário dos Infiéis”, editado em 2010 e está esgotado. O autor disse ter ficado «muito satisfeito» com este reconhecimento do seu trabalho, pois «ao fim de um ano a trabalhar numa obra sentimos sempre algum nervosismo e ansiedade e, neste momento, ver que o resultado agradou é uma sensação de algum alívio interior». No entanto, acrescenta que «agora falta o veredicto final, que é o dos leitores».
Até lá, considera que este prémio vem incentivar o seu trabalho, porque permite «confirmar um estilo e uma temática iniciada com com o “Diário dos Infiéis”, o anterior romance e que se encontra esgotado, e me permite acalentar a vontade de continuar a desenvolver outros projetos». Para João Morgado, a literatura «é um prazer, mas um prazer sofrido, porque é preciso subtrair tempo ao trabalho, à família, ao lazer», pelo que estas distinções «ajudam a ganhar nova coragem e sentir que aquelas noites solitárias de trabalho valem a pena». Segundo o autor, o “Diário dos Imperfeitos”, que deverá estar nas bancas até ao verão, é uma viagem pela intimidade das pessoas, «ao prazer em confronto com a moral social e religiosa. Ao longo do romance vamos descobrindo que ninguém é quem parece e que ninguém é perfeito – todos têm um lado oculto no mais íntimo de si».
SOBRE O AUTOR:
Entrevista ao Blog Morrighan: https://branmorrighan.com/2012/01/entrevista-joao-morgado-escritor.html
Opinião do seu primeiro romance ‘O Diário dos Infiéis’ no Blog Morrighan: https://branmorrighan.com/2010/08/opiniao-diario-dos-infieis-de-joao.html
Este é um autor recomendado pelo blog Morrighan. Após a leitura de ‘O Diário dos Infiéis’, brevemente irei ler então este romance ‘O Diário dos Imperfeitos’. Daqui a uns dias estará também um exemplar desta sua última obra em passatempo. Para questões relacionadas com o autor ou as suas obras, deixem comentário ou enviem mail.