Divulgação: ‘O Diário dos Imperfeitos’ de João Morgado – Vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012

João Morgado

Romance – 2012

Edição ‘Kreamus’

ISBN: 978-989-96658-2-8

LIVRO

«Diário dos Imperfeitos» é uma viagem à intimidade das pessoas. Vítima de um acidente, a “Gaivota” é uma mulher que precisa de redescobrir todas as emoções sequestradas dentro de si. Ao mesmo tempo, reaprende a conhecer o seu corpo – uma aventura refreada pela moral, pela sombra do pecado, e pelo medo que pode levar à própria insanidade. Uma luta interior entre o bem e o mal, que leva a uma inevitável conclusão: todas as pessoas são imperfeitas!

Como irá reagir de novo à sua realidade? Voltará a ser quem era? E os que estão a seu lado, como vão sobreviver a esta viagem? Uma escrita intimista, que procura descortinar os sentidos e as emoções dos diferentes personagens. Do prazer mais carnal ao amor puro, passando pela falsa moral da sociedade e da religião. Pelo meio, a filosofia simples de duas personagens inusitadas – a mulher que lê pensamentos e um pintor de sóis na parede. São eles que levam o narrador a perceber os sentimentos da “Gaivota” e nos ajudam a reflectir sobre temas tão controversos como o amor, o desejo, o sentimento de culpa ou o próprio nojo.

SOBRE O PRÉMIO “Diário dos Imperfeitos” foi escolhido entre 71 obras a concurso por um júri constituído por representantes do município, da Associação Portuguesa de Escritores e da Associação Portuguesa de Críticos Literário. Natural da Covilhã, João Morgado é professor do Instituto Politécnico de Setúbal e trabalha atualmente como consultor e formador na área da Comunicação. Foi colaborador dos jornais “Público”, O INTERIOR e do semanário “Sol”. O seu primeiro romance “Diário dos Infiéis”, editado em 2010 e está esgotado. O autor disse ter ficado «muito satisfeito» com este reconhecimento do seu trabalho, pois «ao fim de um ano a trabalhar numa obra sentimos sempre algum nervosismo e ansiedade e, neste momento, ver que o resultado agradou é uma sensação de algum alívio interior». No entanto, acrescenta que «agora falta o veredicto final, que é o dos leitores».

Até lá, considera que este prémio vem incentivar o seu trabalho, porque permite «confirmar um estilo e uma temática iniciada com com o “Diário dos Infiéis”, o anterior romance e que se encontra esgotado, e me permite acalentar a vontade de continuar a desenvolver outros projetos». Para João Morgado, a literatura «é um prazer, mas um prazer sofrido, porque é preciso subtrair tempo ao trabalho, à família, ao lazer», pelo que estas distinções «ajudam a ganhar nova coragem e sentir que aquelas noites solitárias de trabalho valem a pena». Segundo o autor, o “Diário dos Imperfeitos”, que deverá estar nas bancas até ao verão, é uma viagem pela intimidade das pessoas, «ao prazer em confronto com a moral social e religiosa. Ao longo do romance vamos descobrindo que ninguém é quem parece e que ninguém é perfeito – todos têm um lado oculto no mais íntimo de si».

SOBRE O AUTOR:

Entrevista ao Blog Morrighanhttps://branmorrighan.com/2012/01/entrevista-joao-morgado-escritor.html

Opinião do seu primeiro romance ‘O Diário dos Infiéis’ no Blog Morrighanhttps://branmorrighan.com/2010/08/opiniao-diario-dos-infieis-de-joao.html

Este é um autor recomendado pelo blog Morrighan. Após a leitura de ‘O Diário dos Infiéis’, brevemente irei ler então este romance ‘O Diário dos Imperfeitos’. Daqui a uns dias estará também um exemplar desta sua última obra em passatempo. Para questões relacionadas com o autor ou as suas obras, deixem comentário ou enviem mail.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide

    Categorias do Blog

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!