Aquisições de Junho (5)

Ao redor do mundo, depois da meia-noite e sempre que não há seres humanos no interior de bibliotecas, feiras de livros, livrarias e alfarrabistas, o interior destes espaços metamorfoseiam-se em cidades de livros vivos. Partir numa busca por um antigo continente livresco- a Livrolândia- é o objectivo destes livros aventureiros, um continente do qual “ouviram escrever” apenas rumores, vindos esses rumores de manuscritos antiquíssimos que já se transformaram em pó… Segundo esses rumores a Livrolândia é o único sítio onde um livro se pode tornar imortal e, a partir de então, ser lido para todo o sempre (o sonho de qualquer livro)… Mas será possível fugir da Livropólis onde vivem? Será a Livrolândia algo real?… Ou será apenas uma história inventada pelos livros antigos?… 

Passado em três ambientes diferentes: uma biblioteca, uma feira de livros e um alfarrabista, esta história transporta o leitor para um mundo orgânico de livros vivos fazendo o leitor praticamente “sentir” e “cheirar” este universo, repleto de cidades fantásticas em papel, pergaminho e papiro, cheias de mistérios e tramas, onde viem e interagem personagens como: “O Conde de Monte Cristo” , “Odisseia”, “O Principezinho”, “O Senhor dos Anéis”, “Os três mosqueteiros”, “A Divina Comédia” entre muitas outras. Com ideias muito fortes e uma linha narrativa ímpar sempre em crescendo “Livrolândia – a Terra dos Livros” mais do que uma leitura é uma forte experiência literária sem precedentes …

Ubik, tal como Blade Runner ou Minority Report, é uma das obras-primas de Philip K. Dick. Um dos livros mais assinaláveis dos anos 60, foi escrito num estilo muito próximo da pulp fiction e encerra tanto um thriller como um romance. O enredo desenrola-se numa atmosfera futurista, no ano de 1992, em que os avanços tecnológicos permitem manter os defuntos num estado de meia-vida até à próxima reencarnação. É criada em Nova Iorque uma organização que emprega pessoas com vários talentos psíquicos, desde telepatas a precogs, entre outros. Do mesmo autor de Relatório Minoritário e de Os Três Estigmas de Palmer Eldritch, Ubik é uma espantosa comédia metafísica sobre o medo da morte e a salvação, em que as pessoas são congeladas, num estado de meia-vida. Mais um livro deste consagrado autor que integra a colecção Viajantes no Tempo.

Estamos em 1902, cinco anos depois da Invasão Marciana, que quase destruiu por completo o nosso planeta. Para responder ao assalto, a Europa, Rússia e Estados Unidos esqueceram as divergências ideológicas, étnicas e económicas, e formaram o mais gigantesco complexo militar-industrial da história da humanidade. Missão: ocuparem Marte e mostrarem aos marcianos sobreviventes quanto custa atacar traiçoeiramente a espécie humana. Num dos assaltos, os jornalistas Jules Verne e H. G. Wells, pacifistas por natureza, sonhadores de uma utopia não sabem o que fazer. Ainda por cima naufragaram no hemisfério sul do planeta a milhares de quilómetros do local de poiso do exército terrestre. As perguntas parecem não ter resposta: Que criaturas são essas, os Priiiiik, espécie de avestruzes inteligentes que parecem ter sido escravizadas pelos polvos? Verne e Wells vão tentar em vão resolver o mistério. Infelizmente a resposta só virá cento e cinquenta anos mais tarde. Misto dos géneros ciberpunk e steampunk, este livro revela uma nova faceta de João Barreiros no seu humor mais negro.

Livro vencedor dos Prémios ‘Hugo’ e ‘Nebula’ (1969) traça um caminho de extrema originalidade por um mundo gelado de seres andróginos. Genly Ai é enviado para o planeta Gethen por uma federação interestelar, o Ecuménio. Governado por um rei extravagante, a estranheza deste universo acentua-se na multiplicidade de géneros sexuais, em que os seres podem ser simultaneamente mães e pais de diferentes crianças. Genly, o enviado para esta missão sofre uma mudança de pensamento e aprende a aceitar as diferenças abismais que encontra na forma de relacionamento entre estes seres.

Le Guin explora criativamente os temas da identidade sexual, incesto, xenofobia, fidelidade e traição deixando, como na maior parte dos seus trabalhos, uma poderosa mensagem social que nos convida a ir além do racismo e sexismo. Um livro fascinante do princípio ao fim descrito como “um brilhante rasgo de imaginação” e considerado um dos grandes romances do século XX. Um imperdível clássico de ficção científica.

A vida deste homem valoroso foi em parte também ela uma fuga, um êxodo em busca da saúde. Em 1888, a necessidade dum clima ameno conduziu-o às ilhas do Pacífico, das quais nunca mais regressou. Os nativos deram-lhe a alcunha de Tusitala, o Narrador de Histórias. Ali, em colaboração com o enteado, escreveu o menos famoso, e possivelmente o melhor, dos seus romances, The Wrecker. Deixou uma vasta obra, na qual convivem a história, o drama, o ensaio crítico ou autobiográfico, o conto, o romance e a poesia. A sua poesia é de tal modo perfeita que amiúde nos parece inevitável, senão mesmo fácil. A nostalgia levou-o frequentemente a recorrer ao dialecto da sua pátria. Morreu repentinamente em Vailima, a 3 de Dezembro de 1894. – Jorge Luis Borges

Mais Aquisições de Junho:

Aquisições (1): https://branmorrighan.com/2013/06/aquisicoes-de-junho-1.html

Aquisições (2): https://branmorrighan.com/2013/06/aquisicoes-de-junho-2.html

Aquisições (3): https://branmorrighan.com/2013/06/aquisicoes-de-junho-3.html

Aquisições (4): https://branmorrighan.com/2013/06/aquisicoes-de-junho-4.html
Aquisições (6)https://branmorrighan.com/2013/06/aquisicoes-de-junho-6.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide