Um dia no Porto na Iniciativa Não há feira, mas há escritores

Dia 22 de Junho de 2013

Eram 7h39m quando entrei no comboio na estação Lisboa-Oriente a caminho do Porto. Sendo eu nortenha de coração e havendo tanto a acontecer este fim-de-semana, não podia de todo ficar em Lisboa a imaginar como seria estar no Norte por esta altura do ano.

Fim-de-semana de manifesto Não há feira, mas há escritores e ainda de São João, é sinónimo de actividade frenética pelas ruas do Porto. Eram 17h quando me sentei numa esplanada da Praça da Liberdade e constatei que a tarde ainda tinha muito para dar. Passados uns minutos já se viam escritores por todo o lado, a banquinha com os livros à venda estava sempre cheia de gente e os curiosos que passavam e paravam era mais que muitos.

Tal como tinha sido prometido pela organização do evento, cada autor deu o seu contributo no que toca à  sua manifestação de desagrado perante a não realização da Feira do Livro do Porto. Vários aspectos foram apontados, mas o que realmente mais me tocou foi o testemunho em que se apontou claramente a falta de solidariedade com os autores e leitores. Como todos deverão ter noção, é nas feiras do livro que acaba por haver um pico de consumo literário e principalmente de interação com os nossos autores. Ora, não havendo feira, perdem os nossos autores por não venderem, perdem os leitores por não terem oportunidade de conhecer mais e melhor no que toca a literatura e, portanto, o descontentamento é certo e unânime.

Lembram-se do texto que eu escrevi para dar o meu contributo à causa? (https://branmorrighan.com/2013/06/opiniao-blog-morrighan-manifesto-nao-ha.html) Pois bem, todos os textos foram afixados em árvores e qual não foi a minha surpresa quando me deparei com o meu numa! Pensava que só os dos escritores é que iam ser afixados e acabei por ficar extremamente comovida e orgulhosa.

A tarde continuou com a leitura de alguns dos textos, a venda de livros, conversas e sessões de autógrafos improvisadas com os autores, enfim, um sem número de actividades que eram o regalo de qualquer leitor com orgulho no que é nacional.

A cidade do Porto mostrou que está bem viva e que tem voz. Ah, e que essa voz jamais será calada! Um verdadeiro orgulho. Sei que eles não vão ficar por aqui e só espero que o próximo governante do Porto tenha um pouco mais de bom senso e que não queria emburrecer e embrutecer o seu povo.

Os meus dois escritores portugueses favoritos: Luís Miguel Rocha e Afonso Cruz
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
helena frontini
helena frontini
10 anos atrás

Quem me dera ter podido estar presente. Sobretudo, porque poderia ter estado com alguns dos meus escritores preferidos. Oxalá a Feira volte em grande.

Caetana
Caetana
10 anos atrás

Ontem também correu bem! 🙂

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Que bom :))

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide