Opinião: A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister de George R.R. Martin

A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister

George R.R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Os Sete Reinos podem chamar-lhe depreciativamente de Duende, mas não passaria pela cabeça de ninguém acusar Tyrion Lannister de ser um tolo. A sua língua melíflua já lhe salvou a vida inúmeras vezes e a sua inteligência refinada deu-lhe muitas vitórias e ainda mais dissabores.

Tyrion é odiado e temido pela corte, mas os seus amigos conhecem-no pela lealdade e compaixão que demonstra pelos mais fracos. No palco das intrigas, a sua família é o seu maior inimigo, mas combate-os com uma fina ironia e perspicácia sem rival. A sua irmã que o diga!

Divertido e irreverente, por vezes profundo e sensato, A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister pode ser um livrinho pequeno como Tyrion, mas as pérolas que contém mostram a grandeza desta personagem, uma das mais memoráveis da literatura fantástica.

Opinião: Quem é que nunca leu ou viu a série Guerra dos Tronos? Bem, se nunca leram nem viram então não sabem, de todo, o que andam a perder! Para além de ser uma das sagas mais brilhantes e geniais de sempre na história da literatura, conta com personagens tão únicas que seria possível criar compêndios autênticos sobre as mesmas. Uma dessas personagens é Tyion Lannister, um anão único, com uma personalidade sagaz, sentidos apurados e língua mordaz. 

A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister, é um pequeno livro, numa edição fantástica, que contém várias citações em diferentes circunstâncias temáticas deste nosso anão que de pequenez tem muito pouco. Para quem conhece a história dos Lannister, sabe que Tyrion é dos poucos com alguma dignidade e que é fácil afeiçoarmo-nos a ele genuinamente.

A leitura destas citações fez-me recordar imensos cenários e daí vieram logo outras memórias. Também as ilustrações foram do meu agrado e ficaram maravilhosamente bem conjugadas com o teor do livro e os contextos abordados.

Toda a edição está com uma qualidade imensa e quer considerem um item de coleccionador, quer não, penso que vale completamente a pena adquirir. Larguei autênticas gargalhadas com o avançar pelas páginas e é uma homenagem merecida ao anão mais famoso do mundo no momento.

Aproveito para lembrar que está a decorrer, neste momento, um passatempo para ganharem um exemplar deste livro: http://www.branmorrighan.com/2013/11/passatempo-especial-tigana-lamina-na.html

Citações:

“Eu sou baixo, mas não sou cego.”



“Os anões são uma brincadeira dos deuses, mas são os homens que fazem eunucos.”



“Tenho um ponto fraco no coração por aleijados, bastardos e coisas quebradas.”



“Aó preciso de metade da minha esperteza para me igualar a ti.”



“Dormir é bom. E os livros são melhores.”



“Quando arrancas a língua de um homem, não estás a provar que ele é mentiroso, estás apenas a dizer ao mundo que temes o que ele possa dizer.”



“Um beijo honesto, um pouco de bondade, todas as pessoas merecem isso, por maiores ou mais pequenas que sejam.”



“A porca que montei é na verdade minha irmã. Temos o mesmo nariz, não vês? Um feiticeiro enfeitiçou-a, mas se lhe deres um grande beijo húmido, ela transforma-se numa bela mulher. A pena é que, depois de a conheceres, vais querer voltar a beijá-la para que volte a ser porca.”



“Se eu pudesse orar com a picha, seria muito mais religioso.”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide