a Jigsaw em estúdio para gravar o seu 4º álbum de originais

Fotografia Pedro Almeida

A JIGSAW ENTRAM EM ESTÚDIO PARA GRAVAR O SEU 4º ÁLBUM

B-SIDE “POSTCARDS FROM HELL”

Os a Jigsaw preparam-se para entrar em estúdio para gravar o seu 4º álbum que será o sucessor de “Drunken Sailors & Happy Pirates”. E em jeito de despedida deste anterior trabalho, acompanham esta entrada em estúdio com a edição de mais um B-Side deste. Trata-se da canção “Postcards From Hell”, estreada pela primeira vez ao vivo na Antena 3 e que aqui é apresentada com um vídeo de animação da realizadora Maria Inês Afonso.

“The Strangest Friend” foi o primeiro tema que ouvi e logo nesse momento imaginei todos aqueles ritmos e sons distintos traduzidos em cores e texturas animadas. Pessoalmente, o nosso encontro foi nos estúdios da Antena 1, no programa do Jorge Afonso. Como é hábito, trazia comigo o bloco de desenho. Achei o instrumento do Jorri fascinante e num instante dei-lhe forma no papel. No final do programa, em conversa à roda dos desenhos, partilhei-lhes que imaginava a sua música através da animação e, umas frases mais tarde, convidaram-me a criar um vídeo original para um dos seus temas ainda por estrear. Disse imediatamente que sim.

Uns dias depois, numa troca de emails, o João Rui enviou-me o “Postcards from Hell” e explicou-me que era uma mensagem para aqueles que os acompanharam e que os transformaram na identidade que é hoje a Jigsaw. 

A partir daí ofereceram-me liberdade total para criar uma animação, sem deadlines ou quaisquer premissas estéticas.

Creio que o melhor que podia fazer era oferecer a minha criatividade e tornar visual as sensações que Postcards me provoca. Ela fala do conhecimento e de como este nos move e constrói a nossa identidade. A forma que encontrei de tornar visual este conhecimento foi quase imediata: representá-lo sob a imagem de fluxo de tintas aguadas, como se fosse um rio, uma corrente ao longo da canção. Nessa corrente viajam as suas memórias, relações, desilusões e aprendizagens. A figura do lobo, personagem principal, pretende ser uma representação da identidade a Jigsaw que, ao longo de todo o vídeo, vai velejando espaços que partilha com outros. Por vezes perde o seu navio, o seu rumo, desvia-se um pouco, mas chega sempre ao fim consciente e em sintonia com a sua identidade.

Agradeço muito esta oportunidade porque são trabalhos como este que nos permitem conhecer mais um bocadinho daquilo que somos. Penso que o enorme prazer e privilégio que senti ao criar esta pequena animação se pode traduzir pelo carácter experimental, curioso e multifacetado da sua estética. Também não seria possível de outra forma, se não falássemos de excelentes fazedores de música.

Aos a Jigsaw, um enorme obrigado!”

Maria Inês Afonso

Informação sobre vídeo e realizadora


Sinopse do vídeoclip: o conhecimento move e constrói a nossa identidade. A figura do lobo, personagem principal, pretende ser uma representação da identidade a Jigsaw, que ao longo de todo o vídeo vai velejando por um rio de tintas aguadas, entre as suas memórias, relações, desilusões e aprendizagens, metaforizadas em espaços que se vão sucedendo e que são partilhados com outras figuras.


Maria Inês Afonso: nascida na ilha Terceira, a 14 de Fevereiro de 1991. Reside depois em Viseu, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto e Budapeste. Licencia-se em Arte e Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, encontrando-se de momento a concluir a tese de mestrado em Design Visual, no IADE. Vídeo, cinema, fotografia, música, dança e desenho constroem o seu dia-a-dia. Dos seus trabalhos, destacam-se duas obras expostas em Paris (ilustrações) e a direção-criativa de um projeto em curso, para a construção da identidade visual em vídeo de uma cadeia de 14 hotéis em Portugal e Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2021 Reading Challenge

    2021 Reading Challenge
    Sofia has read 0 books toward her goal of 40 books.
    hide