[Cinema] Opinião: The Zero Theorem (O Teorema Zero), de Terry Gilliam

Em The Zero Theorem o futuro é paranóico e caótico, construído em cima dos edifícios e das cidades antigas, em vez de os substituir. As roupas são espalhafatosas e a cor abunda por todo o lado – a luz não. A publicidade, omnipresente, fala de coisas como a igreja de Batman, o Redentor, e campanhas de saldos com o slogan “occupy mall street now” (o que é um bom exemplo do humor duvidoso do filme). Por todo o lado abunda o ruído visual e sonoro. Todas as pessoas estão nas festas com os seus smartphones ou tablets na mão. Ah, esperem…

Quer seja o futuro ou uma realidade alternativa, o que aqui interessa é a sátira – à sociedade de consumo, à tecnologia, mas principalmente ao desnorte com o que realmente interessa (seja lá o que isso for). Qohen Leth (Christopher Waltz como peixe na água) contrasta com tudo isto: veste-se quase exclusivamente de preto, tem um discurso erudito, refere-se sempre a si próprio na primeira pessoa do plural, e acredita que, mais cedo ou mais tarde, irá receber uma chamada telefónica em que um desconhecido lhe qual é o sentido da sua vida. Uma chamada do destino, dir-se-ia. Para isso, Leth precisa de estar em casa (uma igreja decrépita), preparado para atender o telefone, e por isso o filme começa com os seus esforços para conseguir autorização para trabalhar a partir de casa.

Quando consegue a autorização, começa a trabalhar num projecto diferente – o Teorema Zero, uma equação monumental e traiçoeira que provaria que o universo não tem qualquer sentido. Entretanto, além da “gerência” (Matt Damon insidioso e a camuflar-se, literalmente, com o ambiente) e do supervisor Joby (David Thewlis pythonesco), aparece Bainsley (Mélanie Thierry impetuosa e segura), uma “cyberacompanhante” bem real que talvez seja uma pista para a busca de Leth. Vão entrando na vida (e na casa) de Leth outras personagens secundárias, como o geek adolescente Bob (Lucas Hedges) ou a “psicóloga digital” interpretada por Tilda Swinton, que tem alguns dos momentos mais engraçados do filme (e também os mais bizarros – quando começa um rap despropositado, por exemplo).

O pior são as ideias inconsequentes que o filme vai tendo e que acabam por torná-lo, no geral, inconsequente, e digo isto com as características do estilo de Gilliam em mente, que não funciona tão bem como se estaria à espera. O caos frequente dos seus filmes é, neste, mal doseado – não existe nem deixa de existir – provocando um efeito contrário ao habitual: desinteresse e, por vezes, mesmo tédio.

A marca do autor nunca deixa de estar presente no filme, quer a nível dos temas quer, principalmente, na estética bizarra, com os ângulos obsessivos e o ritmo particular, mas, no fim de contas, essa presença é positiva e essencial, porque mesmo um mau filme de Terry Gilliam é, no mínimo, interessante. Num extremo temos o magnífico Brazil, no outro o péssimo Tideland, e no meio este The Zero Theorem, que, apesar de tudo, não é mau – é um Gilliam melhor do que as suas últimas tentativas e, a espaços, chega a lembrar o fulgor visionário dos seus primeiros filmes.

No fim, há uma moral algures entre a procura fútil pelo sentido da vida e a necessidade de se aproveitar o seu tempo precioso. Algumas personagens e linhas narrativas são abandonadas, mas o que mais interessa é o arco de Leth, cristalizado na versão de Karen Souza de Creep, que nos acompanha em direcção ao pôr-do-sol (quase). Talvez se encontre alguma redenção para Leth e para o filme, um objecto estranho de que não se sabe ao certo onde pertence – e, pelo menos por isso, interessante.

Emanuel Madalena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
IsaAfonso
IsaAfonso
9 anos atrás

Não concordo quando diz "O caos frequente dos seus filmes é, neste, mal doseado – não existe nem deixa de existir – provocando um efeito contrário ao habitual: desinteresse e, por vezes, mesmo tédio."
Acho que apesar de confuso, sim, o filme não chega a ser desinteressante ou aborrecido…
Levanta muitas questões, mais do que aquelas que são respondidas, e sim, algumas histórias ficam inacabadas..o próprio final é um bocado duvidoso… mas nada disso faz do filme desinteressante ou aborrecido..
Acho ainda que o humor do filme, pode chamar-lhe duvidoso, eu encaro apenas que não é alcançável por todos (verificava-se no número de risos na sala de cinema), eleva ainda mais a mensagem que o filme procura transmitir…
Eu achei-o surpreendente, e muito mais pela positiva do que pela negativa…

Concordo com outros aspectos referidos, é claro, mas com esses nem tanto…opiniões…

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

IsaAfonso, ainda não vi o filme, quando vir deixo aqui nos comentários a minha opinião 🙂

E sim, as opiniões tendem a divergir muitas vezes, mas penso que tem o seu lado positivo. Faz-nos analisar melhor as coisas! E também pessoas diferentes, com gostos diferentes, hão-de opinar sempre de maneira diferente.

Muito obrigada pela tua partilha! 🙂

Beijinhos

Emanuel Madalena
Emanuel Madalena
9 anos atrás

Acho que este filme é daqueles que dão origem a opiniões muito diferentes, e isso só abona a favor dele.
Admito alguma contradição quando falo de desinteresse na parte do caos e depois digo que, no geral, o filme é interessante. Refiro-me mesmo só a esse "caos" tão habitual nos filmes do Terry Gilliam, que parece que ficou a meio.
A marca de autor é tão forte em tudo o que este realizador faz, que é normal que se acabe a comparar o filme com os anteriores, e isso pode ser injusto. Uma exigência ilegítima.
Muito obrigado pelo comentário, IsaAfonso. Cumprimentos cinéfilos 🙂

IsaAfonso
IsaAfonso
9 anos atrás

Morrighan, fico a aguardar a sua opinião também, 🙂

Sim, é verdade, dá origem a opiniões muito diferentes…
E ainda há sempre quem não consiga sequer formar uma opinião muito legítima por nem chegar a compreender o filme…

Emanuel Madalena,
Compreendo o que quer dizer nesse sentido, mas acho que, pelo menos neste caso em particular, esse 'caos' de inacabado é propositado, para fazer o espectador pensar ainda mais no que viu e levar a este tipo de reflexões…

Eu por acaso gosto de opinar sobre os filmes que vejo, e há alguns que valem a pena ser discutidos.. este pareceu-me ser um desses casos.. Vi-o na terça feira, e como disse no comentário anterior, surpreendeu-me…

Agradeço também a resposta de ambos, 🙂
os melhores cumprimentos

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

Isa, por favor trata-me por tu! 🙂

Sente-te à vontade para te expressares e às tuas opiniões. Podem divergir das nossas (ou não), mas estamos cá é para nos entendermos!

Assim que veja, dou notícias!

Beijinhos

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide