O Baú Contador de Histórias
Tiago Salazar
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 92
Editor: Nova Delphi
ISBN: 9789897470264
Fiel depositário de um legado que distinguiu momentos efervescentes da vida sociopolítica nacional, a prosa cáustica de Tiago Salazar encontra em Vasco de Castro, insigne cartoonista, a mão visível da alquimia: torna belo o grotesco.
LIVRO
Com 13 anos, Noé sonha ser estadista. Com a ousadia de quem, antes de se governar, aspira a liderar um povo, o jovem Noé submete-se a um ritual de iniciação: a subida ao sótão, território de ancestrais mistérios. No sótão, o inverosímil acontece. À boa maneira de Xerazade, Noé redime do degredo um baú que se revela exímio a contar histórias. Inspirado n’ As Aventuras do João Sem Medo, a metamorfose do baú e as viagens de Noé consagram o desembarque de Tiago Salazar no terreno fértil da tradição satírica. Do baú irrompe um dilúvio de foliões, membros de uma trupe imaginária que domina um país feito sótão. Destacam-se, no cortejo, homens das “máquinas partidárias”, políticos que sofrem de reforma antecipada – quiçá pelo desgaste de tantas ejaculações à boca das urnas -, escritores leais à bênção da “velha senhora”, jovens rapazes versados em epopeias contra a inclitoriana geração, padres empenhados em trocar as escrituras por miúdos e um vidente que só não adivinhou a sua necessidade de viver longe dos homens, entre outras figuras mais ou menos púbicas.
AUTOR
Tiago Salazar nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. Trabalha como jornalista desde 1991, actualmente como freelancer. Venceu o prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura, em 1995. Publicou quatro livro de viagens: Viagens Sentimentais (2007), A Casa do Mundo (2008), As Rotas do Sonho (2010), Endereço Desconhecido (2011) e o diário íntimo Hei-de Amar-te Mais (2013). Guia de “Viagens de Autor” e formador de Escrita e Literatura de Viagem, idealizou e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2, o qual deu origem à obra Crónica da Selva (2014).