Do Reino Unido chega o indie rock londrino dos The Vaccines. O quarteto surgiu em 2010 e poucas bandas inglesas dos tempos modernos tiveram tanto impacto imediato. O single de estreia “Post Break-Up Sex”, lançado em 2011, serviu de aperitivo ao primeiro álbum, “What Did You Expect from the Vaccines?”, que chegou rapidamente a disco de platina. Para o terceiro registo, a banda optou por uma mudança de ritmo e viajou até ao Estados Unidos onde gravou “English Graffiti”, registo que converte o som característico dos The Vaccines numa palete de sons completamente diferente e que a banda está pronta para trazer à 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura. Além do concerto, os londrinos marcarão presença, no mesmo dia, com The Vaccines DJ Set.
Formados em 2009, em Altanta, Georgia, os Algiers surgiram quando o guitarrista Lee Tesche e o baixista Ryan Mahan, ambos membros da cena underground do rock e noise, se juntaram ao vocalista e guitarrista Franklin James Fisher, cujas raízes musicais estavam mais ligadas à grande tradição do gospel. Da experiência juntos, surgiu um som híbrido capaz de incluir gospel, blues e pós-punk barulhento. Além de uma sonoridade muito própria, a banda é igualmente conhecida pela energia das actuações ao vivo. Depois de editar o primeiro álbum, em Junho de 2015, a banda segura a sua posição enquanto fiel seguidora do espírito subversivo, pronta para agitar o Vodafone Paredes de Coura com as suas letras insurgentes.
O chileno Matias Aguayo soube aproveitar os seus anos de experiência em actuações pelo mundo para as suas próprias investigações musicais e para trazer uma sensação de aventura à sua música. A estreia a sólo do produtor musical e vocalista chegou, em 2005, com “Are You Really Lost”, seguida por “Ay Ay Ay”, de 2009 e pelo terceiro álbum “The Visitor”, lançado e 2013. Aguayo traz uma onda de espontaneidade às suas gravações e apresentações ao vivo, marcadas por elementos de improvisação intensamente reativos, num jogo de sedução que está pronto a partilhar com o público do Vodafone Paredes de Coura.
De Braga, os GrandFather’s House começaram por ser, um 2012, uma one-man band pelas mãos do agora guitarrista Tiago Sampaio. Em 2013, com a chegada de Rita Sampaio na voz, a one-man band ao estilo tradicional do norte da América começa a ganhar a forma e sonoridade que tem actualmente, acabando por alinhavar a formação final, e actual, do grupo, com a entrada de João Costeira na bateria. O primeiro EP foi dado a conhecer em Portugal e Espanha e, em 2016, chega o primeiro álbum de longa duração “Slow Move”, que os bracarenses levam agora até ao anfiteatro natural do Vodafone Paredes de Coura.
As últimas confirmações do Vodafone Paredes de Coura 2016 juntam-se, de 17 a 20 de Agosto, a nomes como LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra, The Tallest Man On Earth, Portugal. The Man, Minor Victories e Cage The Elephant, entre outros destaques da 24a edição.
Os passes gerais para a 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura podem ser adquiridos no site oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketscript, Seetickets, Masqueticket e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés, Worten,…) pelo preço de 90,00€. Está também disponível em exclusivo na FNAC o pack Renex Vodafone Paredes de Coura 2016 que inclui o passe geral para o festival e um voucher de viagem em autocarro Renex de ida e volta a partir de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Algarve. Os bilhetes diários estão também disponíveis, a 45€, no site oficial do festival, BOL.pt e locais habituais.