Valter Lobo é um cantautor e advogado nortenho que se deu a conhecer
apresentando ao mundo um conjunto de cinco canções que perfizeram o “Inverno Ep” em 2012, trabalho muito bem recebido pelos media e público da nova música portuguesa.
Com o português em punho e com uma componente lírica marcada por um
grande sentimentalismo e uma melancolia quase permanente, integrou o grupo de Novos Talentos Fnac 2012, apresentou-se ao público em vários concertos ao vivo, participou no “Singersongwriter International Competition”, sendo o único artista a cantar em português a chegar à semi-final, até alcançar o primeiro lugar do top da Antena3 onde permaneceu durante várias semanas com o tema “Pensei que fosse fácil”.
A experiência de tocar nas melhores salas do país quando acompanhou Scott Matthew nos concertos de Misty Fest em 2013 (CCB, Casa da Música, etc.) e as reacções recolhidas durante as suas apresentações ao vivo, perspectivavam a construção de um artista genuíno, com uma identidade vincada e capaz de dar continuidade à senda de outros históricos cantautores portugueses.
Regressa a 30 de Setembro de 2016 com o seu primeiro álbum, “Mediterrâneo”. São nove temas originais compilados num trabalho conceptual em que Valter Lobo, sem colocar de parte uma melancolia inata, faz uma reaproximação ao calor humano e ao mundo, na busca de um clima mais ameno e apaziguador, despido de materialismo e onde os bens essenciais à sobrevivência são a proximidade com o mar e com aqueles de
quem gostamos.
A sonoridade veio enriquecida pelos ambientes criados pela guitarra atmosférica de Jorge Moura e pelos sopros de Tiago Borges, num disco intenso e com um propósito de mudança. A entrega e a pujança da sua voz torna a apresentação ao vivo num momento intenso e de grande aproximação com o público. É a passagem do Inverno para um clima mediterrânico e mais um passo na afirmação de Valter Lobo como um artista da música nacional que não descura a língua portuguesa. Trata-se de um trabalho artístico e pessoal, demasiado genuíno. Deste novo trabalho, a Antena 3 já apostou em três temas: “Fora do Coração”; “Oeste” e “Mediterrâneo” que têm passado com regularidade.
Pontas soltas vão cair aos pés
Num oeste onde eu não dançava
Foi o som foi a luz em si
Foi a sorte que eu não contava
Só de te abraçar sinto que a música altera-me em tudo mais
A música altera
O meu corpo altera
O mundo altera-se
Só de ver dançar sinto que a música altera-me em tudo mais
A música altera
O meu corpo altera
O mundo altera-se
Põe-se o sol, vem a lua, abro o peito
Num oeste teu, somos valsas
Ameaçou e atingiu a preceito
Foi queda sem um amparo
Só de ver dançar sinto que a música altera-me em tudo mais
A música altera
O meu corpo altera
O mundo altera-se
Só de ver dançar sinto que a música altera-me em tudo mais
A música altera
O meu corpo altera
O mundo altera-se
Ai meu amor…