Em Março, pela Guerra e Paz: Mamas & Badanas, de João Pedro George – um livro irónico de crítica livre e frontal

MAMAS & BADANAS

João Pedro George

15×23

216 páginas

16,50 €

Não Ficção/Ensaio

Guerra e Paz Editores 

Em Mamas & Badanas, João Pedro George reúne, nas suas próprias palavras e não sem ironia, «duas análises profundamente complexas da Literatura Portuguesa», resultado de uma investigação independente, que vai directa ao âmago das coisas. Mamas & Badanas entra na literatura portuguesa como uma broca num dente cariado e inaugura um género absolutamente novo em que sátira, niilismo e tragicomédia se medem frente a frente e se entrelaçam em cadências variadas. É assim, na badana e na contracapa, que autor e editora apresentam este livro. A sessão de apresentação decorre a 28 de Março, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa.

«Desprezadas, desvalorizadas ou votadas ao ostracismo, o certo é que as badanas são férteis em instantes capazes de ombrear com os mais belos parágrafos da literatura portuguesa», realça João Pedro George, que tanto se debruça sobre livros de Margarida Rebelo Pinto e Pedro Chagas Freitas, como faz a apreciação das badanas de autores como Bruno Vieira do Amaral, José Rodrigues dos Santos, Rodrigo Moita de Deus, Valter Hugo Mãe ou José Luís Peixoto, mas também Jorge de Sena, Lídia Jorge, Lobo Antunes ou Saramago. Nomes que se repetem na sempre certa ciência das mamas na literatura. «Os escritores portugueses são doidos por mamas (se não soubermos isto sobre a nossa literatura, é porque não a conhecemos de todo)», afirma o autor deste Mamas & Badanas, que não faz distinção de género e inclui, nesta investigação, tanto nomes como Francisco Moita Flores e José Rodrigues dos Santos, como a insuspeita Agustina Bessa-Luís, Gonçalo M. Tavares ou Isabela Figueiredo. Porque, como conclui o autor, «acerca das mamas querer-se-á sempre saber tudo».  

LIVRO

Mamas & Badanas é um livro único que explora o mais profundo do imaginário e das motivações secretas dos escritores portugueses. Começa por esquartejar as badanas e contracapas dos livros, o que lhe permite desvendar factos insólitos e as mais recônditas ligações entre esses textos assombrosos e o subterrâneo psíquico dos autores nacionais. Depois analisa em profundidade a devoção contemporânea pelos peitos das senhoras, apresentados obsessivamente como um par de mamas descomunais, feitas à medida da nossa mania das grandezas e da mentira dos nossos desejos. É no cruzamento destas duas situações que o livro vai ganhando uma força tão envolvente que o leitor pasma. E estremece. Baseado numa investigação independente, que vai directa ao âmago das coisas, Mamas & Badanas entra na literatura portuguesa como uma broca num dente cariado e inaugura um género absolutamente novo em que sátira, niilismo e tragicomédia se medem frente a frente e se entrelaçam em cadências variadas. Mescla de palavras fortes, ternas e irónicas, Mamas & Badanas é a mais desconcertante obra do nosso tempo. 

AUTOR

João Pedro George. Nasceu nu, a 13 de Fevereiro de 1972, num domingo de Lourenço Marques (Moçambique), com quase quatro quilos. Submetido à mudança de destino decorrente da descolonização, veio para Portugal em 1975. Tudo o mais é consequência disso.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide