Sugestões de Natal, por João Morales: Ou, de Alejandro Pedregosa

Ou
Alejandro Pedregosa (tradução de Elisabete Ramos)
faktoria
80 págs
12,50

A morte é uma figura bem presente nestes magníficos contos, que deixam no ar diversos sentimentos, entre um condão falsamente moral, um apuradíssimo sentido crítico, a consistência das crónicas de costumes transformadas em narrativa oral e passadas à revelia da fixação académica ou uma enorme ironia, justamente sobre a Academia, as fábulas, a narrativa ancestral e simbólica.

Logo no primeiro conto, o desenlace surpreendente tem um vago sabor a Jorge Luis Borges, mas, acima de tudo, alerta-nos para a violência na América Latina, marca de escritores tão distintos como Roberto Bolaño ou Pedro Juan Gutiérrez. Aliás, a segunda narrativa confirma isso mesmo, pela voz de um cadáver mexicano, recorrendo a uma voz narrativa assumidamente revolucionária: «Conhecemo-nos na Guatemala e atravessámos juntas o México todinho.

Dizem que é um país ling«do, lindo, e até pode ser verdade. Nós só tivemos tempo de conhecer a extorsão, a pancada, os abusos… curiosamente as mesmas barbaridades que deixei lá em El Salvador, e é por isso que digo que se poderiam evitar as fronteiras e os vistos pois, ao fim e ao cabo, a polícia maltrata em todo o lado por igual».

Em “Manbrú foi para a guerra ou O patriotismo” a honra supera a realidade e a memória é reinventada. “A morte de Sócrates ou A luta armada” traça um paralelismo entre a morte do filósofo e uma outra entrega voluntária, em contexto contemporâneo, com uma organização secreta em pano de fundo.

As histórias tradicionais voltam a estar no centro da inspiração, quando nos deparamos com “A casinha de chocolate Ou A Escravidão”. Aqui, o labirinto não é uma floresta, mas sim um bordel, onde os ciúmes e a lei do mais forte vão traçar armas. O humor, cortante, contundente, castigador, é uma constante nestas narrativas, disperso em diferentes cambiantes. Um exemplo da utilização sagaz desse artifício narrativo é, sem dúvida, “Dom Camilo e Don Peppone Ou As mamas italianas”, uma história pícara, divertida e descomplexada.

Os dois episódios finais são um pouco mais longos. “O complexo de Electra ou A pornografia”, serve-se inteligentemente do termo que usa no título para lançar pistas sobre o enredo, mimetizar nomes da Filosofia em registo de paródia e até mesmo uma lista de engenhosas designações, estratégia toponímica presente em outras narrativas do livro, como a última “Os exemplos de Patrónio ou A monarquia”.

Em duma, um conjunto de histórias bem arquitectadas, contadas com a vantagem malévola de quem sabe surpreender o leitor, avançando por territórios mais ou menos simbólicos, dilemas, circunstâncias e… surpresas!!!

João Morales

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide