Queridos leitores, como tenho vindo a dizer nos meus posts sobre yoga, yoga é mais do que a prática de Asana. Existe a meditação os exercícios de respiração (Pranayama), entre outros elementos. Faço desde já o disclaimer que provavelmente vou usar imensos estrangeirismos quando falar de yoga porque toda a formação e todos os estudos que tenho feito são com professores internacionais e portanto há termos que ainda tenho de perceber como é que se traduzem para português.
Um termo que é fácil não ter que traduzir é chakras. Centros energéticos que começam na base na nossa coluna e que se estendem até ao topo da nossa cabeça, do nosso crânio. Há quem até diga que este último encontra-se ligeiramente acima do mesmo.
Porque é que decidi fazer este post? Porque apesar de os chakras serem um sistema que estudo há algum tempo, recentemente encontrei um programa composto por 7 classes e 7 meditações que para além de achar belíssimo, deixa-me sempre a sentir muito melhor depois de praticar qualquer das aulas ou da meditação. Ainda não é hoje que vos vou dar uma palestra sobre os chakras, o que cada um simboliza (apesar de a imagem que ilustra este post ser um bom início) e o que significa e quais as consequências de estarem (des)balanceados, mas se for do vosso interesse, deixem um comentário — ajuda à minha motivação. Eheh.
Voltando a recursos sobre os chakras, o programa ao qual me referi é de uma das subscrições de Yoga que tenho desde que fui viver para os EUA, o Inner Dimension TV. Chama-se Awakening the Chakras e é liderado pela instrutora Brittany Lynne. Se tiverem curiosidade, podem subscrever por 10 dias (atenção, isto não é publicidade, até porque eu própria subscrevi anteriormente) e experimentar. Eu já experimentei fazer as meditações em sequência, fazer meditação mais aula, e a verdade é que seja qual for a ordem pela qual escolha fazer os elementos, o importante é ouvir o corpo e tentar identificar o que está a precisar de atenção extra. Fica a recomendação.
Também a Allie, do canal Allie – The Journey Junkie, tem agora vídeos abertos no YouTube sobre os Chakras e como equilibrar os chakras, para além de outros vídeos de prática de Asana dedicados aos chakras. É um estilo um pouco diferente, mas as suas aulas são bastante estudadas e conscientes. Para quem segue Yoga With Adriene, na comunidade Find What Feels Good está a começar agora uma nova série de Chakra Chats com o Rey. Este primeiro vídeo apresenta-nos os chakra de uma forma sensível, consciente e filosófica.
Peço desculpa por a maior parte dos recursos que recomendei estarem por trás de uma subscrição, mas podem sempre aproveitar os dias grátis para consumirem o máximo de conteúdo possível! Como disse, havendo interesse eu posso começar a falar mais aqui sobre estes temas e até resumir as minhas aprendizagens. No entanto, quis na mesma fazer esta partilha porque volta e meia sinto um cansaço muito profundo e abordar cada um dos chakras, independentemente da crença que se tem, o que cada um simboliza e o que cada um abrange, faz com que se nutra como deve ser diferentes partes de nós. Até breve!
Querida Sofia,
Obrigada pelas recomendações! Gostei muito de ler este post e adorava ler o que cada um dos chakras simboliza e as consequências de estarem (ou não) equilibrados! Embora já tenha lido várias vezes sobre este assunto, é sempre bom rever a mesma informação escrita de outra maneira- sinto que cada vez que leio sobre centros energéticos as noções ficam mais presentes em mim.
Aproveito também para recomendar as meditações “Blessing Of The Energy Centers” (principalmente a IV) do Dr. Joe Dispenza, ajudam-me bastante 🙂
Namaste <3