[Diário de Bordo] Natal 2021

Queridos leitores,

Aqui estou eu, de forma meia inesperada a escrever-vos na véspera de Natal, enquanto tenho Hawkeye a dar na televisão ligada ao meu iPad. Um cenário tão estranho e tão raro que respirei fundo e achei que estaria calma o suficiente para vos escrever. Depois, e escrevo isto em tempo real, comecei este parágrafo e logo a seguir estive para fechar o browser. Decidi continuar.

2021 tem sido um ano tão, tão estranho. Olho para trás e tudo parece ter passado num filme distante. Cheguei dos Estados Unidos há perto de um ano atrás (dia 14 de Dezembro de 2020). A partir daí o tempo parece ter voado. Comecei um novo desafio profissional e em Setembro comecei outro (aquele que sempre imaginei que seria o ideal para mim e que acabou por acontecer) — por ambas as oportunidades estarei para sempre grata.

O nível de trabalho e de stress, pessoal e profissional, apesar de melhor/diferente do que o que foi nos EUA, tem sido bastante mais considerável do que o antecipado. Voltar a Portugal à primeira vista parecia voltar a casa e retomar algum tipo de familiaridade, mas em tempos como os que vivemos – uma pandemia – o familiar deixou de ser um conceito tão bem definido. Quando ainda para mais se está nesta fase da carreira em que as exigências são muitas, mas o suporte nem tanto, a coisa pode tomar contornos borderline.

Felizmente, com altos e baixos, e graças também um pouco ao me ter fechado numa ligeira bolha de rotinas bem definidas (mas longe de serem ainda as suficientes), tenho andado minimamente bem. No entanto, e sendo completamente sincera, a nível de saúde mental a coisa às vezes treme. E tem-me partido o coração testemunhar uma falta de noção e de sensibilidade, nos dias de hoje e no meio de uma pandemia, a esta epidemia invisível que é a falta de saúde mental.

Vou ter de interromper o texto e talvez só vos escreva no próximo ano. Mas não queria deixar de vos deixar um abraço enorme com muito carinho e solideriedade. Feliz Natal 🙂

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide