[Diário de Bordo] Um passo de cada vez

[Diário de Bordo] Um passo de cada vez

Queridos leitores,

Já passaram alguns meses desde que vos escrevi. O blogue chegou a comemorar 14 anos e pela primeira vez desde a sua existência, não os sinalizei. No entanto, houve pelo menos uma leitora que no próprio dia (13 de Dezembro) me enviou uma mensagem pelo Instagram a desejar os parabéns ao blogue. Desde então que não paro de pensar que realmente este sempre foi um espaço muito especial para mim e que talvez devesse voltar.

Então decidi que em vez de pensar demasiado no assunto, iria escrever só um curto Diário de Bordo para vos desejar um excelente 2023 e mais umas coisas! O meu ano começou isolada (com covid-19 e ainda a recuperar!) e com uma série de desafios (quase de certeza que vou acabar a desabafar com vocês sobre uma série deles), mas também com boas notícias que ajudam a manter a motivação. A ansiedade generalizada continua a ser algo com que tenho de lidar diariamente, mas felizmente um bom terapeuta, uma boa rede de família e amigos e o melhor cão do mundo (os nossos são sempre os melhores do mundo), ajudam a que tudo vá acontecendo um passo de cada vez.

Por falar no Bran, este lindão já está com cinco anos e é realmente uma benção!

Em relação a 2023, não tenho uma lista muito extensa de objectivos. 2022 apanhou-me na curva em muitas coisas — boas e menos boas — e então estou a decidir levar 2023, imaginem, um passo de cada vez, como quem diz, um dia de cada vez. E ao escrever aqui no blogue, estou a dar um desses passos. Confesso que já não me sai tão naturalmente como saía antes. Mas penso que seja normal… A vida por vezes acontece a ritmos alucinantes e a verdade é que desde 2018 que a minha vida parece ter tomado velocidade cruzeiro e algumas coisas ficaram para trás, incluindo ter-me afastado do blogue.

Ainda assim, o meu gosto pelos livros, pela música, pela arte e pela partilha não desapareceram. Tenho o modesto objectivo de ler 24 livros este ano. Dois por mês. Boa parte talvez venha a ser de não-ficção, mas espero que sejam interessantes para vós também. Neste momento, encontro-me a ler A Ordem do Tempo, de Carlo Rovelli e está a ser super interessante. Não quero adiantar muito do que depois vou escrever no texto de opinião, mas acho super interessante a perspectiva (baseada em ciências físicas) que temos do tempo e como vemos passado, presente e futuro e porque é que pode existir condicionamento no processo.

Em termos musicais, por causa do covid-19 falhei provavelmente um dos concertos mais bonitos de Dezembro de 2022 — Indignu, a apresentar o seu novo disco Adeus. Deixo-vos o link para ouvirem no final deste post. Não vou falar muito sobre o mesmo aqui, a não ser que é uma autêntica viagem lindíssima, por vezes triste, mas que vale a pena ser experienciada. É outro dos passos para 2023, voltar a escrever sobre música!

Entretanto, o texto já vai longo! Obrigada pela vossa paciência :)) Se tiverem um tempinho, deixem nos comentários quais os vossos objectivos de leitura e o que estão a ler neste momento! Sabe bem estar de volta. A ver se é desta! Divirtam-se, dediquem-se e amem muito em 2023! Até breve 🙂

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
emptyhappysong
emptyhappysong
1 ano atrás

Bom ano e votos de uma rápida recuperação, Sofia! 🙏

Acho que fazes bem em escrever aqui sem pressão e quando assim te apetecer, sem pensar muito no assunto – cá estaremos para ler ^^
(estou a tentar aplicar a mim própria também a máxima do “não pensar muito” no que posto ou deixo de publicar, mas easier said than done 😅)

Por aqui ainda não defini objectivos muito claros de leitura para este ano. Vou querer acabar o último livro que comecei no ano passado (“Dores menstruais não são normais”, da Catarina Maia – recomendo!), e quero ler mais um relacionado com este tema, mas ainda não escolhi o que vou ler depois a nível de ficção. Só mesmo no ano passado é que, milagrosamente, tive uma ideia clara do que ia ler, haha.

E obrigada pela partilha musical! Não sou muito de ouvir instrumentais, mas está a ser uma banda sonora agradável enquanto o meu cérebro está em modo “quer fazer tudo e não faz nada” 😛

emptyhappysong
emptyhappysong
Reply to  Sofia Teixeira
1 ano atrás

Ora nem mais 🙂
Não tenho um blog (apesar de ter essa ideia in the back of my mind há muitos anos 😅), mas este ano lá criei uma conta pública no Instagram mostly dedicada a música/livros/etc, após 2 anos a magicar tal coisa (se vires uma empty_happy_playlist por aí, that’s me :P)

O livro que estou a ler (este) é focado na endometriose, que só recentemente começa a ser falada, apesar de ser mais comum do que pensamos. A autora (Catarina Maia) tem endo e que compilou de forma bastante bem organizada e cuidadosa a informação a que ela gostaria de ter tido acesso mais cedo. Cita imensas referências e menciona as conclusões dos estudos citados com muita cautela ao longo do texto. O próximo na lista é o Não é só sangue, da Patrícia Lemos, uma educadora para a fertilidade e saúde menstrual, e é mais geral. Aconselho muito as contas delas (O meu útero e Círculo Perfeito, respectivamente), tenho aprendido imenso por lá também.

E obrigada eu! 🙂

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide