[Crónica Paulo André Cecílio] Shellac

Eles agora moram cá

Hoje em dia poderá não parecer – porque há um NOS Primavera Sound todos os anos – mas tempos houve em que os Shellac, pura e simplesmente, não metiam cá os pés. Eram tempos mais tristes, em que tínhamos de nos contentar com os .mp3 de 1000 Hurts, sacados a um Rapidshare desta vida (caramba, lembram-se do Rapidshare?), com os versos de “The End Of Radio” na ponta da língua, com as merdas que íamos lendo em blogues e websites diversos sobre os concertos dos Shellac – poderosos, agressivos, e uma experiência enriquecedora de comunhão.

Quis o destino que os Shellac pisassem solo tuga em 2010, para uma daquelas noites rock que quem sabe relembra para sempre: não foram só eles a apresentar-se ao vivo no aquário da Zé Dos Bois, mas também os Mission Of Burma, lendária banda saída do punk (numa perspectiva mais arty) e que não se esqueceu, naturalmente, de tocar o hino “That’s When I Reach For My Revolver”.

A noite seria, no entanto, de Steve Albini, Bob Weston e Todd Trainer, o rock reduzido à sua expressão mais simples: uma guitarra, um baixo, uma bateria, ruído q.b. e riffs que parecem ter sido arrancados a um osso calcificado pela electricidade, se é que tal coisa existe ou existiu. Pelo meio, os poemas-diatribes de Albini, que aprendemos a tratar como um Deus, pura revolta adolescente de óculos na cara e livros de Céline na estante. 

E, claro, o momento em que a banda pára e deixa o público perguntar o que quer que seja. Da minha parte só me recordo de alguém perguntar aos Shellac se gostavam do Obama (quem não, naquela altura?) e a resposta ser afirmativa – com Albini a dizer “vocês não têm noção: podíamos estar tão pior”. Gostava de saber o que ele responderia se o concerto fosse hoje.

Paulo André Cecílio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide