Opinião: “Vagas de Fogo” (Crónicas de Allaryia #5) de Filipe Faria

Vagas de Fogo (Crónicas de Allaryia #5)

Filipe Faria

Editora: Editorial Presença

Colecção: Via Láctea #51

Sinopse: As Crónicas de Allaryia são já um clássico da high fantasy portuguesa, aproximando-se, com este quinto volume, do furioso clímax da odisseia iniciada cinco anos atrás. Neste novo capítulo das Crónicas de Allaryia, os companheiros que deram início a uma quase ingénua demanda n’ A Manopla de Karasthan estão separados, perdidos, desesperançados. Embora poucos o saibam, a esperança reside em Aewyre Thoryn, mas cada um dos companheiros terá um papel a desempenhar no vindouro conflito. Privados do poder da sua união, vêem-se confrontados com a iminente imersão de Allaryia nas trevas que todos já julgavam desbaratadas. Porém, Seltor, o precursor destas, aprendeu com os erros do passado e os seus propósitos não aparentam de todo ser o que dele se espera…

Opinião: Separados, perdidos, sem rumo… É como se sentem os nossos companheiros desta longa demanda. A cada volume parece que encontram cada vez mais dificuldades, tudo parece mais sombrio e a esperança é cada vez menor. Mas é o futuro de Allaryia que está em risco e eles não vão desistir tão facilmente, nem que seja por aqueles que amam.

Vagas de Fogo é um livro extenso em que muito se passa e se desenvolve. Seltor está cada vez mais forte e persegue todos aqueles que lhe poderão fazer frente começando pelos deuses. Até o pilar começa a ficar infectado… Quando damos conta o Anátema tem tentáculos por todo o lado!

Um dos focos deste livro é Quenestil. O shura passa por momentos bastante atribulados com o seu eu interior. A sua missão em proteger os ehlan está cada vez mais difícil e o povo que os abrigou nesta parte da história, traz-lhe ainda em que pensar pois estão em eminência de guerra com Tanarch. Quenestil vê-se então numa situação em que tem que superar os seus próprios demónios e acaba por criar um sentimento de compaixão em nós bastante grande.

Também Alumno enfrenta grandes desafios aos seus ideais e já não sabe se até no seu mestre Zoryan pode confiar. A princesa e o thuragar encontram-se presos no castelo de Aereth e o nosso guerreiro Aewyre nem imagina o que se passa no seu reino.

Poderia caracterizar ‘Vagas de Fogo’ como o livro do caos nesta saga, pelo menos até agora. São lutas atrás de lutas, destruição atrás de destruição e fica quase impossível imaginar uma luz ao fundo do túnel.

A escrita do autor mantém-se característica. Nota-se alguma evolução desde o primeiro volume, mas penso que continua a pecar um pouco nos ‘tempos mortos’ que houve principalmente a meio do livro. Sendo um livro bastante denso, com quase 600 páginas, e toda aquela acção que houve no final e que me fez acelerar a circulação do sangue fez um pouco de falta noutras partes para a leitura não morrer.

Faltando apenas dois volumes para o final das Crónicas de Allaryia confesso que estou bastante curiosa por saber como é que o autor lidou com todos os ‘destinos’. Gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
12 anos atrás

Honestamente, foi o volume que gostei menos, porém, as batalhas dos últimos capítulos são muito boas.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide