[Divulgação Autores Portugueses] “A escrita em Portugal não alimenta”, mas Madalena Santos ainda tenta

A escritora portuguesa Madalena Santos, já entrevistada no blog Morrighan (https://branmorrighan.com/2010/03/madalena-santos-escritora-portuguesa.html), fala sobre a edição de obras no p3. Aqui está o artigo:

Tem apenas 25 anos e conta já com quatro livros publicados num país em que “a escrita não alimenta”. Madalena Santos começou a escrever aos 12 anos, e hoje é a única autora portuguesa a publicar na colecção 1001 Mundos, das Edições ASA.

Foi em 2006 que a jovem escritora publicou o seu primeiro livro, “O Décimo Terceiro Poder”, e inaugurou a saga “As Terra de Corza”, de um romance histórico-fantástico, que culminou no 4.º volume. A narrativa passou-se num “espaço completamente inventado”, mas que tem uma estrutura muito baseada na Europa”, diz. Também a época é desfasada do tempo, mas influenciada por momentos muito específicos da história mundial, desde a Idade Média ao início da Industrialização.

Esta saga já terminou para a escritora, ainda que qualquer um a possa reviver, mas Madalena não pára e está actualmente a escrever um novo enredo.

O leitor português “fica de pé atrás”

Apesar de ser “sempre um túmulo antes de acabar um livro”, não resistiu a desvendar-nos um pouco da nova história. “Cada capítulo é começado pela história de um agricultor que se vai cruzando com as personagens e com o enredo principal. Num tom jocoso e, por vezes, dramático, vou contar a história desse agricultor, que será uma grande metáfora a tudo o que vai acontecer, em cada capítulo, às personagens principais”, alicia.

Quase a terminar a obra, que deverá ser lançada ainda este ano, Madalena admite que actualmente é muito difícil editar um livro em Portugal. “As coisas estão mais complicadas porque as editoras estão muito menos ousadas, jogam mais pelo seguro, apostam em best-sellers que já vêm com uma máquina de marketing preparada e não estão com vontade de apostar em novos autores,” explica.

No entanto, a jovem acredita que a literatura fantástica em Portugal tem qualidades para competir com os grandes nomes internacionais. Falta o apoio “não só das editoras, mas também do público”, garante. “Nota-se que o leitor português fica sempre um bocadinho com o pé atrás quando vê que o livro foi escrito por um português”.

Ainda assim, nem o preconceito a impediu de, em 2010, manter-se quatro semanas consecutivas no TOP 10 d’Os Mais Vendidos da FNAC, com o último volume da saga.

Escrever é quase um “trabalho pro bono”

Ligada aos livros desde sempre, não se lembra do primeiro que leu, mas recorda-se que do primeiro que escolheu para ler. Foi o “Dentes de Rato”, de Agustina Bessa-Luís, que primeiro a conquistou. A infância recheada de livros e o facto de ter começado a escrever em tenra idade, fizeram com que, para Madalena, escrever já faça parte dela. “Não me concebo de outra maneira senão a escrever. Preciso desse escape. É uma evasão ao dia a dia”, afirma.

Por enquanto, Madalena Santos vai continuar a fazer o que gosta. Apesar de lhe ocupar muito tempo e, em Portugal, a literatura ser mais um “trabalho pro bono” do que propriamente um emprego, é sem dúvida o passatempo que lhe dá mais prazer.


Link original:
http://p3.publico.pt/cultura/livros/6330/quota-escrita-em-portugal-nao-alimentaquot-mas-madalena-santos-ainda-tenta#.UP1-aut7FNY.facebook

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide