D. Dinis – A Quem Chamaram O Lavrador
Cristina Torrão
Editora: Ésquilo
ISBN: 972-978-8092-92-2
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 416 | Capa mole
Um romance que conduz o leitor à intimidade de um Rei justo, sábio e poeta.
LIVRO
D. Dinis, sexto monarca português, marcou profundamente a consolidação do reino através dos seus quarenta e seis anos de governação. Fundou a primeira universidade portuguesa, substituiu o latim a língua portuguesa nos documentos oficiais, reformou quase todos os castelos, foi um diplomata de excepção, admirado, inclusivamente pelo Papa, incrementou a agricultura, a pesca e o comércio, amante da poesia e da música, ficou imortalizado pelos seus cantares. Mas a tragédia também assolou a sua alma, primeiro foi o conflito armado com o irmão, no final da vida, a dilacerante guerra com o seu próprio filho herdeiro. A seu lado, estava uma rainha de excepção, Isabel de Aragão, com a qual nem sempre as relações foram fáceis…
Neste romance, Cristina Torrão, autora do romance histórico Afonso Henriques – O Homem publicado pela Ésquilo, conduz o leitor à intimidade de um Rei justo, sábio e poeta. Nunca a esfera íntima de D. Dinis foi descrita com tanto detalhe e faceta humana.
AUTORA
Nasceu em Castelo de Paiva em 1965. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (estudos ingleses
e alemães) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Exerceu funções na delegação do Norte da Radiodifusão Portuguesa antes de emigrar para a Alemanha, onde vive actualmente.
Foi professora de português em várias escolas de Hamburgo.
Neste momento, vive em Stade com o marido, Horst Neumann, e dedica-se inteiramente à escrita, a nível profissional.
Em Julho de 2007, foi a vencedora da 2ª edição do Concurso Literário O meu 1° Best-Seller, do Modelo/Continente, em parceria com as Edições Asa, com o livro A Moura e o Cruzado.