Opinião: ‘O Despertar da Magia’ (As Crónicas de Gelo e Fogo #4) de George R.R. Martin

O Despertar da Magia (As Crónicas de Gelo e Fogo #4)

George R.R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Colecção: Bang!

Sinopse: Quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a saga de fantasia mais vendida, elogiada e premiada dos últimos 50 anos, e a única obra de fantasia a conseguir o primeiro lugar do Top do New York Times. Esta é uma saga de grande fôlego, que vai buscar à realidade medieval a textura e o pormenor que conferem dimensão e crueza a um universo de fantasia tão bem construído que faz empalidecer a Terra Média de Tolkien. Martin é um especialista na manipulaçãodas expectativas dos leitores e, profundo conhecedor do género, não deixa de estender sucessivas armadilhas com as quais desarma os tropos que o leitor pensa reconhecer a cada página. O épico de fantasia que toda a Fantasia Épica gostava de ser.

Opinião: Quando se começa a ler um livro de Martin é muito difícil parar. Sendo um autor completamente impiedoso e aparentemente desprovido de qualquer tipo de sentimentalismos – o que não é necessariamente mau, apenas bastante doloroso para o leitor que se afeiçoa a uma personagem -, George R.R. Martin consegue surpreender sempre o leitor quase capítulo após capítulo.

Em O Despertar da Magia temos mais episódio cheio de acção. Os Sete Reinos estão num caos cada vez maior. Todos se proclamam reis e rainhas, nenhum detém o verdadeiro poder sobre o outro e, entretanto, para lá da muralha as surpresas começam a chegar envolvidas cada vez mais em mistério.

Começa a ser complicado opinar sobre estes livros sem correr o risco de ter spoilers. Os acontecimentos sucedem-se à velocidade da luz e o que era ontem já não é hoje. Isso acontece principalmente neste volume. Winterfell talvez nunca volte a ser o que era; de dois reis que se achavam no direito de proclamar o trono de ferro, nenhum sobrevive, ou assim pensamos nós; quem sempre se mostrou ser uma das pessoas mais cruéis acaba por mostrar uma fragilidade surpreendente; e ainda temos a nossa mãe dos Dragões, Daenerys, que continua na sua demanda para reclamar Westeros.

Relativamente às personagens, estou a gostar bastante de Bran e dos seus sonhos de lobo; Arya continua a ser das minhas preferidas; vou torcer eternamente por Tyrion (o anão é realmente uma personagem extremamente boa); não faço ideia do que irá acontecer a Robb, mas estou bastante na expectativa; Sansa continua a ser um mistério para mim; mas é de John Snow que espero as maiores surpresas. O fim deste volume deixou-me a curiosidade aguçadíssima para o próximo.

A escrita de Martin não deixa margem para dúvidas de que estamos perante um autor de eleição. Apesar de ser bastante drástico no decorrer da trama, a forma como nos faz amar e odiar as personagens provoca uma sensação de dependência na leitura. Queremos sempre saber o que vai acontecer a seguir, se as nossas personagens vão ficar bem, se as outras vão ser finalmente derrubadas ou se nem uma coisa nem outra, havendo uma grande reviravolta. Só posso recomendar e dizer que adorei.

Outras opiniões d’As Crónicas de Gelo e Fogo:

A Guerra dos Tronos

A Muralha de Gelo
A Fúria dos Reis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Anders
Henrique Anders
11 anos atrás

Desde que comecei a ser As Crónicas de Gelo e Fogo abandonei todas as outras leituras… sei que vou acabar por ficar órfão à espera que o Martin termine os livros restantes, mas neste momento é impossível parar… Concordo com tudo o que dizes, só um grande escritor conseguiria manter os padrões elevados por tantas e tantas páginas.
Parabéns pelo blog, está um espectáculo.
Henrique Anders

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Henrique, muito obrigada pelo teu comentário! Fiquei sem palavras :))

Obrigada mesmo e volta sempre.
Abraço

Unknown
Unknown
11 anos atrás

posso dizer que já li os 10 livros, e que com o tempo já perdi um bocado da noção do que cada livro conta, é demasiada informação e ao mesmo tempo não é porque fica tudo marcado na memória :P, mas acho que posso dizer que o 5º e o 6º livro são aqueles que mais me marcaram e mais recentemente o 9º e 10º. O 3º e o 4º livro foram uma especie de opening act e o 7º e 8º o foreclosure, mas sem dúvida que os próximos dois livro te vão deixar de queixo caído ;P

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Vocês não me podem dizer essas coisas! Eu ando ruida para ler os próximos! Só tenho um pequeno problema… Ainda não os tenho! A ver se encontro o pack com o 5º, 6º e 7º livro numa fnac!

handers
handers
11 anos atrás

Este pack, com o 5º, 6º e 7º, esteve à venda na Wook antes no Natal. Desconfio que tenha sido gralha deles, pois creio que a SdE já não o comercializa… De qualquer forma encomendei, mas ainda estou à espera.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide