Opinião: ‘O Fado da Sombra’ (Crónicas de Allaryia #6) de Filipe Faria

O Fado da Sombra (Crónicas de Allaryia #6)

Filipe Faria

Editora: Presença

Colecção: Via Láctea

Sinopse: Os deuses estão mortos, e a sua queda deixa Allaryia à beira de uma espiral de desordem e destruição. As sementes dos planos d´O Flagelo germinam em segredo, e Aewyre Thoryn e os seus companheiros são os únicos que estão cientes da insidiosa ameaça, bem como os únicos em condições de a combater. Dá-se então início a uma desesperada corrida contra o tempo, enquanto servos renegados de Seltor conspiram para levarem a cabo a queda de Ul-Thoryn. Uma ameaça de tempos imemoriais acerca-se entretanto da Pérola do Sul, ameaçando cortar pela raiz a resistência contra O Flagelo. Este é ponto de viragem da Oitava Era, após o qual nada será como dantes em Allaryia, que neste sexto volume levanta a parada num inesquecível épico de acção e aventura.

Opinião: O sexto volume d’As Crónicas de Allaryia traz com ele imensos acontecimentos surpreendentes. Se nos volumes anteriores ficámos na expectativa do que é que iria acontecer aos nossos companheiros, neste muitas resoluções nos são apresentadas algumas delas surpreendendo-me mais do que imaginava.

Uma das personagens mais destacadas neste volume é Quenestil que finalmente encontra um sentido para tudo o que o vinha atormentando nos últimos livros. Depois de em Vagas de Fogo este ter ficado incubido de ir à procura do chamado fragor, Quenestil acaba por percorrer um caminho de descoberta de si mesmo. O animal em si é despertado ainda mais e é ele agora a única esperança como percursor das Vagas de Fogo.

Quanto a Aewyre, quando este finalmente chega ao seu reino não podia ficar mais desolado. O caos está instalado em Ul-Thoryn, a guerra está eminente e as conspirações não cessam. Vale-lhe o tão esperado reencontro com mais alguns companheiros que o vão tentando ajudar na sua tão difícil missão em tentar manter alguma estabilidade no reino enquanto se tentam preparar para uma guerra com o Flagelo.

A personagem que sem dúvida mais me surpreendeu foi Seltor. Todas as suas acções, desde que o conhecemos, nos levam a pensar que ele é o terrível da fita, o Flagelo, a sentença de morte para quem quer que seja. No entanto ‘O Fado da Sombra’ vem trazer alguma ambiguidade à nossa opinião sobre esta personagem. Ficamos mesmo sem saber o que pensar ao certo sobre ele.

O livro é bastante extenso e o facto de ter batalhas descritas em mais que uma dezena de páginas nem sempre ajudou à sua leitura. Mas uma coisa é certa, aprendo sempre palavras novas a cada volume que passa! Não obstante, foi um dos livros que mais gostei. Dá sem duvida um novo fôlego à recta final desta saga.

Em breve lerei o tão esperado final! Será que os amigos todos se vão reencontrar? Será que Aewyre voltará a si mesmo? Que acontecerá a Slayra e Quenestil? E Seltor, essa personagem enigmática, quais serão mesmo os seus desígnios? Filipe Faria soube como abrir o apetite nos capítulos finais. Muito bom.

Mais opiniões d’As Crónicas de Allaryia

A Manopla de Karasthan

Os Filhos do Flagelo

Marés Negras

A Essência da Lâmina

Vagas de Fogo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leto of the Crows - Carina Portugal
Leto of the Crows - Carina Portugal
12 anos atrás

Também gostei muito deste livro, apesar de algumas cenas de batalha me levarem a pensar "quando é que se acabam de matar um ao outro?". E ainda não comprei o último, infelizmente, mas estou mortinha para saber como acaba.

Morrighan
Morrighan
12 anos atrás

Compreendo-te bastante bem, Carina… É isso que por vezes me leva a não conseguir ler muitos livros seguidos dele. O ano passado acho que só li dois, máximo três. E este ano pronto, foi este agora e quando me sentir preparada leio o último :b
Estou mesmo ansiosa por saber o final, mas preciso duma pausa da escrita dele.

Vitor Frazão
Vitor Frazão
12 anos atrás

Este volume tem um final muito bom, foi das coisas que mais me surpreendeu na saga.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide